A Gestão Estratégica da Comunicação Sustentável e Seu Impacto no Desenvolvimento Humano.

Katia Martins Valente

 A gestão da comunicação desempenha um papel fundamental na construção do pertencimento, valorização, interação e reconhecimento das pessoas. Compartilhar conhecimento, experiências práticas e insights torna-se essencial para o desenvolvimento humano nas vertentes profissional e social pois fortalece as relações interpessoais e impulsiona a inovação nos negócios e na vida pessoal.

A gestão estratégica da comunicação sustentável integra aspectos sociais, econômicos, tecnológicos e ambientais, exigindo adaptação às novas demandas da era digital, especialmente diante do impacto da Inteligência Artificial (IA) e outras inovações. Essa gestão eficaz contribui para que se tenha uma liderança assertiva, com engajamento e aumento de produtividade. Para Manuel Castells (1996), em A Sociedade em Rede, a comunicação é a espinha dorsal da sociedade contemporânea, pois conecta indivíduos em redes globais de conhecimento e interação social.

Para que a comunicação seja efetiva, é essencial o desenvolvimento contínuo de habilidades inovadoras e colaborativas, que ao mesmo tempo, incentive o pensamento crítico entre pessoas e as organizações. Edgar Morin (2000), em “Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro”, ressalta que a educação deve preparar indivíduos para lidar com a complexidade, adaptação e a incerteza promovendo uma comunicação que facilite o entendimento e a cooperação mútua.

A troca de informações qualificadas entre as equipes e os indivíduos impulsiona a inovação, o crescimento e a conquista da alta performance dos envolvidos. Henry Jenkins (2006), em Cultura da Convergência, destaca que a comunicação digital permite a disseminação de ideias e conhecimentos em múltiplas plataformas e gera oportunidades para colaboração, engajamento e motivação resultando em ambientes de trabalhos mais felizes e produtivos.

A comunicação também deve inspirar, persuadir e impactar no sentido de promover soluções ágeis e estratégicas que resultem em novos negócios, aumento de produtividade e ganho financeiro. Para Katia Martins Valente (2018), em sua tese de doutorado, aborda as narrativas de mulheres empreendedoras e enfatiza que a comunicação organizacional sustentável deve ser planejada, ter foco e gestão de processos e resultados para gerar impacto positivo, visibilidade para produtos, serviços e ideias garantindo transparência, inclusão e responsabilidade social.

No contexto atual, marcado por rápidas transformações tecnológicas, compreender e aplicar estratégias eficazes de comunicação é essencial para fortalecer relacionamentos, ampliar redes de contato e estimular um desenvolvimento sustentável e mais humanizado. A comunicação, quando bem utilizada, se torna um diferencial competitivo estratégicos e  fator determinante para o sucesso profissional, pessoal e social, pois “tudo comunica” e o “bom comunicador é também um vencedor”.

Referência Biográfica:

CASTELLS, M.  A sociedade em rede: A era da Informação: economia, sociedade e cultura – Volume I. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1996.

MORIN. E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Editora Cortez. 2000.

JENKINS, H. “Cultura da convergência”. São Paulo: Editora Aleph. 2009.

VALENTE. M. K. Narrativas de vida de empreendedoras, comunicação e consumo: análise de palestras inspiracionais do evento Day 1 Endeavor. São Paulo: ESPM – TEDE (tese de doutorado). 2018.  Disponível em: https://tede2.espm.br/handle/tede/295

Texto produzido pela especialista, palestrante e Dra. em comunicação e práticas de consumo pela ESPM Katia Martins Valente em 11 02 2025.

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