Por Kátia Martins Valente
No contexto da comunicação e conexão, onde palavras, gestos e ideias se entrelaçam, a habilidade de ouvir é a trilha que direciona e guia nossas relações. Os líderes, gestores e os indivíduos estão constantemente imersos em um mar de vozes, opiniões e informações. No entanto, é a arte da escuta ativa que nos permite sintonizar com precisão as necessidades, desejos e preocupações dos envolvidos.
Escuta ativa (ouvir) não é um ato passivo de receber palavras, escrita e gestos; é uma atitude e processo ativo de compreensão, interpretação e conexão com os outros. Na gestão estratégica de comunicação, a escuta ativa, empática e exercida com ética une pessoas, gera relacionamentos, constrói confiança e colaboração.
Ao escutarmos atentamente, absorvemos informações, demonstramos respeito, empatia e interesse genuíno nas experiências e perspectivas dos outros. Isso desenvolve uma base sólida de comunicação efetiva, onde as mensagens são recebidas, processadas, aceitas ou não, debatidas e podem gerar o entendimento e a compreensão.
Além disso, ao agregarmos a escuta ativa em nossa estratégia de comunicação, abrimos trilhas para a inovação, aumento de produtividade e o progresso das partes envolvidas. Ao entender, profundamente, as necessidades, desejos e aspirações do capital humano (colaboradores, clientes, consumidores, parceiros, consultores, fornecedores e partes interessadas, podemos criar, adaptar mensagens e iniciativas de forma mais efetiva que impulsione e celebre o crescimento e a realização de objetivos compartilhados. Parte superior do formulário
Quantas vezes paramos para escutar verdadeiramente o que as pessoas têm a dizer, seja no trabalho, em família ou nas conversas com amigos? Muitas vezes, cometemos esse desvio grave e significativo. Enquanto alguém está explicando, interrompemos, presumindo que já compreendemos tudo.
Vamos observar o comportamento de alguns gestores e líderes de mercado que ao se relacionar com seus funcionários, carecem de humildade, impondo suas ideias sem praticar a escuta ativa em relação aos colaboradores. Esses líderes perdem a oportunidade de captar contribuições inovadoras, prejudicam a motivação e o envolvimento do capital humano e comprometem os resultados de alta performance dos envolvidos.
Portanto, na sinfonia e desafios da comunicação profissional e social, que sejamos maestros da escuta, harmonizando relações, amplificando vozes e conduzindo nossas equipes e organizações ao sucesso.”
Referências bibliográficas:
O impacto da comunicação constante. Disponível em: <https://forbes.com.br/forbes-collab/2022/02/o-impacto-da-comunicacao-constante/> Acesso em: 10 de dezembro de 2022.
VALENTE, Katia Martins, Habilidades da Comunicação Efetiva: Interpessoal e Mercadológica, Editora Tellemática, 2023.
Autora: Katia Martins Valente, especialista e Dra. em comunicação.
Palestra: “Habilidades da Comunicação Efetiva: Interpessoal e Mercadológica”.
![](https://conexaonovomundo.com.br/wp-content/uploads/2024/10/blog-katia-2.jpg)