Professor Flávio Ferreira
Olá Catalisador/a!!!
Para iniciar o nosso bate papo de hoje vamos estudar a etimologia da palavra motivar.
O verbo motivar tem os seguintes significados: dar motivo a; causar; ocasionar; estimular o interesse para; dar motivação.
Indo mais a fundo no estudo da palavra motivação, ela nos dá o significado de que seja o “motivo gerando a ação”. No entanto, as pessoas fazem coisas empolgadas, acreditando que seja motivacional. A empolgação é quando você apenas estimula a pessoa a fazer algo, como por exemplo: vamos a um show e todos ao seu redor quase que instantaneamente vão.
Em meu livro “Como conquistar a atenção do seu aluno?” demonstro que a motivação ocorre quando você dá um motivo, uma razão para a pessoa desempenhar algo.
Gosto de refletir que a motivação é o entusiasmo em fazer acontecer, pois sua definição vem do grego en + theos significando inspiração.
Falam-lhe o que fazer, como fazer, mas não falam porque fazer. O porquê está conectado com o propósito da pessoa, com o objetivo da existência que esse profissional tem. Tendo razão, tem motivo e tem motivação.
Diante do exposto, há dois tipos de motivação: uma é a intrínseca e a outra a extrínseca. A Motivação intrínseca (é um fogo que demora a ser apagado) e a extrínseca (é fogo de palha, num instante se apaga).
Aqui faz-se necessário estabelecer cientificamente que ninguém motiva alguém, e sim dar-lhe o porquê para que numa reação em cadeia a motivação seja desenvolvida intrinsicamente.
A Motivação, sendo estudada pela ciência da psicologia, é um sentimento de natureza intrínseca, em outras palavras, motivação ocorre no nível atitudinal, compreendendo como a propensão ao agir, a ação, ao ato. Atitude podendo ser, numa escala, muito favorável até muito desfavorável e como tendência ao agir não implica naquilo. Por exemplo, um ser pode ser favorável a preservação ambiental declarando-se assim, entretanto pode manter em gaiolas pássaros silvestres (ROBBINS, 2011). É um caso de dissonância cognitiva.
Assim caro leitor lhe compete identificar os principais interesses de cada um dos seus stakeholders e promover o conhecimento que lhes farão Catalisar a ação coordenada para a efetivação do que lhe foi delegado.